UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

Nasci na bucólica cidade de Mata, então Vila da Mata, caçula de uma ninhada de seis, num fim-de-mundo onde o único contato com o mundo civilizado era a visão de uma Maria fumaça que passava no horizonte deixando uma longa serpente no ar. Acho que minha semente cigana vem daí, como tudo saía e chegava pela estação, não via á hora de embarcar num trem daqueles e percorrer o mundo, ou o que eu conseguisse.
E á hora chegou... De um jeito meio esquisito e sem muitas explicações, um dia, meu pai comunicou toda família de que trocaríamos de cidade, um lugar novo onde a prosperidade e a fortuna nos aguardavam.
E assim, no início dos anos 60, no meio daquela coisa de golpe militar e ufanismo americano e antiamericano fomos parar em Santa Maria (melhor, Camobi). As coisas haviam mudado radicalmente, tinha linha de trem, mas tinha também uma BR qualquer que passava bem pertinho, quase ao lado da minha casa e que levava e trazia progresso de um lado para outro. Quando penso nesses dias de descoberta de um mundo novo, as imagens que surgem é de um carnaval de rua (coisa que eu nunca havia sonhado que existia) e de um baile de "morenos" (que eu e meu pai espiamos pelo lado de fora, porque éramos brancos e não dava para entrar).
Em 1970, entrei para o ginásio e gostava de tudo que era esquisito e diferente, Rita Lee, Secos e Molhados, Raul Seixas, Bob Dylan, tinha umas coisas malditas tipo: Gerson King Kombo, Sérgio Sampaio. O Brasil foi tricampeão e o milagre continuava; eu e o mundo inteiro usávamos calças boca-de-sino, cabelos quilométricos, todos os berloques possíveis. Foi mais ou menos por aí que começaram as primeiras experiências artísticas. Participei de todas as atividades militares, civis e eclesiásticas desse período, que precisasse de alguém com veia artística e cara-de-pau.
No final dos anos 70, já com o ensino fundamental concluído e o firme propósito de me tornar ator, fiz as malas e rumei para a capital. Fui me enturmando com a galera que fazia teatro e fui mostrando o que sabia.
Em 1981, fiz meu primeiro espetáculo profissional, e não parei mais, fui colecionando trabalhos e amigos, Décio Antunes, Nair D'Agostini, Nestor Monastério, Camilo de Lélis, Zé Adão Barbosa, Roberto Oliveira são alguns diretores que tive e são meus amigos até hoje, sem falar num incontável número de atores com quem tive a honra de contracenar.
O teatro sempre foi generoso comigo, e me deu tudo que sonhei, aquele sonho de criança que era viajar concretizou-se na forma de intermináveis tournées por todos os cantos desse país; já vi a Pororoca, andei em cima da linha do Equador, nadei em todas as praias nordestinas, gelei nos invernos do sul; Rio, São Paulo, Montevidéu, Buenos Aires, Manaus... Cidades, lugares, mundos, experiências inesquecíveis.
E já nos anos 2000, quando achei que já havia tido todas as experiências, surge O URSO, genial texto de Tchekhov, direção inspiradíssima de Deborah Finocchiaro, um grupo afinado e veio o prêmio Açorianos de melhor ator. Deste personagem tem uma fala que gosto muito: "sou um homem sincero, fiel e constante".
E como esse trabalho mudou a minha vida, me preparou também para o que vem a seguir, um mergulho n'O Avarento, de Moliére, meu próximo espetáculo, que estreou dia 14 de agosto no Teatro de Câmara Túlio Piva, com o grupo Farsa e direção de Gilberto Fonseca.
Trinta anos depois de ter começado, tenho a certeza de que não estava enganado e que tenho ainda muitos quilômetros a percorrer.

terça-feira, 20 de abril de 2010

CONHEÇENDO SEU CABELO

Ao entender o cabelo, entenderei melhor a tecnologia por trás dos produtos, tornando-me mais que seu cabeleireiro, serei o consultor da sua beleza diária.

FIBRA CAPILAR

Esta ilustração mostra como minúsculas fibras de queratina se torcem para formar as Protofibrilas. Elas giram e se enroscam para formar as Microfibrilas, que novamente se contorcem formando as Macrofibrilas, a estrutura básica do córtex do cabelo. O córtex é então coberto com camadas de cutícula muito sólida.

A natureza da forma espiral dessa composição, dá ao cabelo humano uma enorme flexibilidade para torcer e voltar sem danos a sua forma original.










Um completo entendimento sobre a estrutura das fibras de proteína do cabelo irá ajudá-lo a entender melhor o efeito que o recondicionamento da proteína tem no cabelo. Em outras palavras...
  1. O cabelo começa por um único átomo, a menor partícula da matéria,
  2. Estes átomos se unem pelo compartilhamento de elétrons e formam as moléculas de aminoácidos,
  3. Os aminoácidos se ligam por ligações peptídicas pelo final de cadeia formando hélices,
  4. Estas proteínas quando paralelas formam ligações lado a lado. Surgem protofibrilas, microfibrilas e macrofibrilas formando as fibras do córtex,
  5. A cutícula protege toda esta estrutura.

CÓRTEX E CUTÍCULA - ESTRUTURA DO CABELO

O cabelo pode ser dividido em duas partes:

CÓRTEX


É a parte interna (corpo do cabelo). Dá ao cabelo força, resistência, elasticidade e umidade.







Representa 75% a 90% de toda estrutura capilar e é responsável pelas propriedades do fio-força, diâmetro, elasticidade, textura e maleabilidade.




CUTÍCULA
É a parte externa. Tem a função de proteger o córtex. São células planas que ficam apoiadas umas sobre as outras, como um telhado. As escarnas da cutícula ficam unidas pelo "cimento intercelular não queratinizado" rico em lipídios. Eles deixam o cabelo com um brilho saudável e natural.









Quando as camadas da cutícula sofrem danos o cabelo fica com aspecto duro e sern brilho. As camadas de cutícula estão dispostas umas sobre as outras em formato de telhado e estão orientadas da raiz em direção às pontas.


MANTO ÁCIDO
O cabelo é protegido pelo Manto Ácido que se esparrama no fio a partir do couro cabeludo, garantindo PROTEÇÃO, SUAVIDADE e BRILHO, O Manto Ácido é composto por:
Óleos: sebo secretado pelas glândulas sebáceas.
Suor: água e materiais em solução aquosa secretados pelas glândulas sudoríparas.

FATORES QUE DANIFICAM OS CABELOS

Fatores Ambientais
Poluição: deposita substâncias nocivas.
Raios solares: deterioração do cimento intercelular,

Fatores Químicos
Coloração, permanente, relaxamento, descoloração e shampoos agressivos: uso inadequado ou excessivo enfraquece a estrutura,

Fatores Mecânicos
Ferramentas técnicas de Styling: secadores, modelador de cachos, chapinha.
Clips, fivelas, tranças
Secagem inadequada: sem protetor térmico,

Fatores Psicofísicos
Estresse: alterações biológicas no organismo (déficit de elementos).
Fumo: substância nociva, influi na nutrição dos cabelos.



COMPOSIÇÃO DO CABELO
Inicialmente os produtos para o cabelo e a pele eram feitos à base de gorduras, óleos e cêras que impermeabilizavam suas superfícies. Eles davam muito brilho e maciez, porém não fortaleciam a estrutura interna nem do cabelo, nem da pele. O problema era mascarado temporariamente, pois na realidade não tratavam. Com o tempo, os estudos sobre a estrutura do cabelo levaram a seguinte composição:

O cabelo é um material muito forte, resistente e modelável. Esta facilidade de modelar nos permite alterar sua forma de diferentes maneiras, tanto temporariamente como de modo permanente.

TIPOS DE CABELO:

TIPO 1 - CABELO LISO: É relativamente fácil de manusear, mas dar a ele volume e corpo pode se converter em um desafio pois a base natural não tem movimento.

TIPO 2 - CABELO ONDULADO: Este cabelo tende a ser fino e áspero apresentando um padrão "S" definido com tendência a ausência de movimento.

TIPO 3 - CABELO CRESPO: Este tipo possui crespos definidos mais duros que o tradicional cabelo ondulado. Frequentemente o cabelo crespo tem uma mistura de texturas.

TIPO 4 - CABELO ENCRESPADO: Se caracteriza por estar muito enrolado e áspero. Normalmente é denso e fino. Tem menos caspas cuticulares em comparação com os outros tipos devendo ser tratado com mais cuidado pois tende a quebrar-se.

CONCLUSÃO:
Abusos químicos ou físicos podem causar dano à cutícula, enfraquecendo a estrutura capilar. Então, produtos usados para tratar o cabelo não somente mantêm a cutícula fechada, mas também protegem contra possíveis oxidações da cor depositada.

O uso adequado de condicionadores e tratamentos irá manter a cutícula deitada e selada deixando a luz refletir e então temos um cabelo brilhante.

Quando a cutícula está danificada o cabelo é considerado poroso e quanto mais danificado, maior o grau de porosidade. Danos profundos atingem o córtex e causam alta porosidade e quebra.

Com o avanço da tecnologia e maiores estudos sobre a estrutura do cabelo, atualmente é possível cuidar dos cabelos utilizando produtos específicos. Estes produtos são desenvolvidos para tratar cada tipo e condição dos cabelos e proporcionam um condicionamento de longa duração.