FIBRA CAPILAR
Esta ilustração mostra como minúsculas fibras de queratina se torcem para formar as Protofibrilas. Elas giram e se enroscam para formar as Microfibrilas, que novamente se contorcem formando as Macrofibrilas, a estrutura básica do córtex do cabelo. O córtex é então coberto com camadas de cutícula muito sólida.
A natureza da forma espiral dessa composição, dá ao cabelo humano uma enorme flexibilidade para torcer e voltar sem danos a sua forma original.
Um completo entendimento sobre a estrutura das fibras de proteína do cabelo irá ajudá-lo a entender melhor o efeito que o recondicionamento da proteína tem no cabelo. Em outras palavras...
- O cabelo começa por um único átomo, a menor partícula da matéria,
- Estes átomos se unem pelo compartilhamento de elétrons e formam as moléculas de aminoácidos,
- Os aminoácidos se ligam por ligações peptídicas pelo final de cadeia formando hélices,
- Estas proteínas quando paralelas formam ligações lado a lado. Surgem protofibrilas, microfibrilas e macrofibrilas formando as fibras do córtex,
- A cutícula protege toda esta estrutura.
CÓRTEX E CUTÍCULA - ESTRUTURA DO CABELO
O cabelo pode ser dividido em duas partes:
CÓRTEX
É a parte interna (corpo do cabelo). Dá ao cabelo força, resistência, elasticidade e umidade.
Representa 75% a 90% de toda estrutura capilar e é responsável pelas propriedades do fio-força, diâmetro, elasticidade, textura e maleabilidade.
CUTÍCULA
É a parte externa. Tem a função de proteger o córtex. São células planas que ficam apoiadas umas sobre as outras, como um telhado. As escarnas da cutícula ficam unidas pelo "cimento intercelular não queratinizado" rico em lipídios. Eles deixam o cabelo com um brilho saudável e natural.
Quando as camadas da cutícula sofrem danos o cabelo fica com aspecto duro e sern brilho. As camadas de cutícula estão dispostas umas sobre as outras em formato de telhado e estão orientadas da raiz em direção às pontas.
MANTO ÁCIDO
O cabelo é protegido pelo Manto Ácido que se esparrama no fio a partir do couro cabeludo, garantindo PROTEÇÃO, SUAVIDADE e BRILHO, O Manto Ácido é composto por:
• Óleos: sebo secretado pelas glândulas sebáceas.
• Suor: água e materiais em solução aquosa secretados pelas glândulas sudoríparas.
FATORES QUE DANIFICAM OS CABELOS
Fatores Ambientais
• Poluição: deposita substâncias nocivas.
• Raios solares: deterioração do cimento intercelular,
Fatores Químicos
• Coloração, permanente, relaxamento, descoloração e shampoos agressivos: uso inadequado ou excessivo enfraquece a estrutura,
Fatores Mecânicos
• Ferramentas técnicas de Styling: secadores, modelador de cachos, chapinha.
• Clips, fivelas, tranças
• Secagem inadequada: sem protetor térmico,
Fatores Psicofísicos
• Estresse: alterações biológicas no organismo (déficit de elementos).
• Fumo: substância nociva, influi na nutrição dos cabelos.
COMPOSIÇÃO DO CABELO
Inicialmente os produtos para o cabelo e a pele eram feitos à base de gorduras, óleos e cêras que impermeabilizavam suas superfícies. Eles davam muito brilho e maciez, porém não fortaleciam a estrutura interna nem do cabelo, nem da pele. O problema era mascarado temporariamente, pois na realidade não tratavam. Com o tempo, os estudos sobre a estrutura do cabelo levaram a seguinte composição:
O cabelo é um material muito forte, resistente e modelável. Esta facilidade de modelar nos permite alterar sua forma de diferentes maneiras, tanto temporariamente como de modo permanente.
TIPOS DE CABELO:
TIPO 1 - CABELO LISO: É relativamente fácil de manusear, mas dar a ele volume e corpo pode se converter em um desafio pois a base natural não tem movimento.
TIPO 2 - CABELO ONDULADO: Este cabelo tende a ser fino e áspero apresentando um padrão "S" definido com tendência a ausência de movimento.
TIPO 3 - CABELO CRESPO: Este tipo possui crespos definidos mais duros que o tradicional cabelo ondulado. Frequentemente o cabelo crespo tem uma mistura de texturas.
TIPO 4 - CABELO ENCRESPADO: Se caracteriza por estar muito enrolado e áspero. Normalmente é denso e fino. Tem menos caspas cuticulares em comparação com os outros tipos devendo ser tratado com mais cuidado pois tende a quebrar-se.
CONCLUSÃO:
Abusos químicos ou físicos podem causar dano à cutícula, enfraquecendo a estrutura capilar. Então, produtos usados para tratar o cabelo não somente mantêm a cutícula fechada, mas também protegem contra possíveis oxidações da cor depositada.
O uso adequado de condicionadores e tratamentos irá manter a cutícula deitada e selada deixando a luz refletir e então temos um cabelo brilhante.
Quando a cutícula está danificada o cabelo é considerado poroso e quanto mais danificado, maior o grau de porosidade. Danos profundos atingem o córtex e causam alta porosidade e quebra.
Com o avanço da tecnologia e maiores estudos sobre a estrutura do cabelo, atualmente é possível cuidar dos cabelos utilizando produtos específicos. Estes produtos são desenvolvidos para tratar cada tipo e condição dos cabelos e proporcionam um condicionamento de longa duração.